Conferência Vicentina

Conferência VicentinaA Sociedade de S. Vicente de Paulo (SSVP) é uma associação mundial de leigos que tem como missão a assistência espiritual e material, a situações de solidão, sofrimento ou pobreza.

A Conferência Vicentina de São Francisco de Assis de Santa Cruz, é uma entidade sem fins lucrativos que tem como único propósito a ajuda aos mais carenciados. Procuramos, de forma proativa, responder aos diversos pedidos de ajuda que nos chegam e de que nos apercebemos.

A Conferência Vicentina obedece a uma estrutura organizacional e é composta por membros cristãos dos quais um presidente, um vice-presidente, um secretário, um tesoureiro e membros que se inscrevem e voluntariamente ajudam nos trabalhos a desenvolver.

Para além destes membros, contamos com o nosso diretor espiritual que colabora connosco não só nos aspetos organizacionais e aquisição de bens materiais, como na orientação espiritual.

 

Atividade

A nossa atividade centra-se essencialmente na entrega de bens de cariz material, nomeadamente roupas, alimentos, medicamentos. Nunca damos dinheiro e a nossa ação é centrada na família através da visitação domiciliária e também em instituições. Trabalhamos em articulação com os serviços sociais.

Para coordenar a nossa operação, reunimo-nos quinzenalmente para analisar e procurar a melhor ajuda possível para todas as situações que vão surgindo. Nós não temos de facto uma programação para as famílias, e as visitas podem ser mais ou menos frequentes de acordo com as respetivas necessidades.

Fundamentalmente procuramos promover a dignidade e integridade de quem necessita. A ajuda material, com que muitas vezes assistimos, é apenas um meio para um fim muito mais importante.

 

Colaboração

INFORMAÇÃO DE SITUAÇÕES DE POBREZA

Dar-nos a conhecer famílias que estejam a passar por dificuldades, é uma das maiores ajudas que podemos receber. É particularmente difícil chegar à chamada "pobreza envergonhada", famílias que, de um momento para o outro, se viram atiradas para situações aflitivas, e que não têm coragem de pedir ajuda. Colabore connosco procurando e informando-nos sempre que conhecer alguém que precise de ajuda.

 

JUNTAR-SE À CONFERÊNCIA VICENTINA

Junte-se à nossa Conferência e colabore na nossa missão. O voluntariado e a solidariedade estão na ordem do dia. Há muitas pessoas com vontade de ajudar, mas muitas vezes não sabem como começar. Os nossos encontros são nas 2ªs e 4ªs terças feiras do mês, às 20h30, na Casa Paroquial.

 

OFERTA DE ALIMENTOS

A ajuda mais importante que prestamos é a entrega de alimentos. Para fazermos face às situações, por vezes dramáticas, que encontramos, aceitamos em qualquer momento oferta de alimentos. A maior dádiva em géneros alimentícios ocorre no advento e na quaresma. O que nos ajuda na preparação e entrega dos cabazes distribuídos nestas festas.

 

DONATIVOS E OFERTA DE BENS

A oferta de bens ou dinheiro é fundamental para a assistência material que prestamos. Por muito que nos custe a aceitar, há pessoas com fome e sem dinheiro para medicamentos em Santa Cruz.

Temos alguns subscritores, ou seja, famílias ou pessoas que contribuem com uma determinada quantia mensal ou anual de acordo com a opção que fazem. De qualquer forma são em número muito insuficiente face às necessidades atuais.

 

Periodicidade: Quinzenal

Reunião: Terça-feira 20h30

COLEÇÃO VISITÁVEL DA MATRIZ DE LAGOA

LITURGIA DO DIA

PAPA FRANCISCO

NOTÍCIAS ECCLESIA