REUNIÃO CORTEJO DE OFERENDAS

 

Crismas 2017

 

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) promover uma coleta especial, em todas as celebrações dos dias 1 e 2 de julho do corrente ano, destinada à ajuda humanitária e de habitação, aos que vivem o drama das consequências dos incêndios na Região Centro do País, sobretudo na Diocese de Coimbra: «Pedimos a todas as comunidades cristãs, e a quem deseje associar-se, que além de outras iniciativas solidárias dediquem a oração, o sufrágio e o ofertório do primeiro domingo de julho a esta finalidade.»

O resultado desta coleta especial, será depositado ou transferido de imediato para a conta da Caritas Portuguesa – que vai gerir as respostas a dar – num dos balcões da Caixa Geral de Depósitos presente em todos os concelhos da Região, na conta 0001200000730 com o IBAN: PT50 0035 0001 0020 0000 730 54.

Recorde-se que todas as Igrejas irmãs de Portugal nos têm ajudado nos momentos de tragédia, que, com frequência, assolam os Açores.

 

A V Peregrinação Diocesana dos Acólitos, promovida pelo Serviço Diocesano de Liturgia, acontece pela primeira vez na ilha das Flores, de 29 de junho a 1 de julho e terá como tema “Como Maria, servimos Jesus”.

Sete acólitos do nosso Grupo da Matriz de Lagoa, participam na Peregrinação deste ano acompanhados pela sra. Lúcia Matos.

Do programa destaca-se, no dia 30, logo pela manhã, uma sessão enquadradora do tema pelo Pe. Luís Leal e da parte da tarde realizam-se as oficinas: Ser Acólito, Iniciação ao Ministério (cuja inscrição é obrigatória para os que são acólitos pela 1ªvez) pelo Pe Marco Luciano Carvalho, diretor do Serviço Diocesano de Liturgia que fará uma abordagem ao significado de conceitos como o Ano Litúrgico, Cores Litúrgicas e Alfaias Litúrgicas; segue-se uma abordagem ao Missal Romano pelo Pe. Luís Leal e o Sentido da Vocação- Os Patronos dos Acólitos, pelo Pe. Eurico Caetano. A última oficina será sobre a Mensagem de Fátima e será orientada pelo Pe. Marco Sérgio Tavares, ouvidor adjunto de Ponta Delgada e membro do Serviço Diocesano de Liturgia.

À noite os acólitos serão convidados a participar na Vigília de Oração pelo Diácono Jacob Vasconcelos que será ordenado presbítero no dia 1 de julho, na Igreja Matriz de Santa Cruz das Flores.

IA/NM

Pág. 1 de 34

COLEÇÃO VISITÁVEL DA MATRIZ DE LAGOA

LITURGIA DO DIA

PAPA FRANCISCO

NOTÍCIAS ECCLESIA