Projeto DIANA

Projeto DIANA

 

A Igreja Matriz de Lagoa, nos últimos anos, tem levado a cabo o projeto destinado à comunidade surda. Recentemente a equipa foi reforçada e passou a ser mais abrangente.

Segundo o Pe. Nuno Maiato, durante dois anos foi, inclusive, preparado um grupo de quatro pessoas surdas, com catequeses mensais, para realizarem o seu Crisma.

O “projeto Diana” entretanto acaba de ser reforçado. “Tínhamos até então uma intérprete de língua gestual portuguesa que mensalmente fazia a tradução da Eucaristia, ajudada essencialmente na integração duma jovem, a Diana, no Movimento de Jovens Shalom e nos momentos de formação e de convívio também estava presente para que a Diana se pudesse integrar melhor no grupo”, destacou o pároco.

Por razões pessoais, a intérprete voltou à sua terra Natal e agora a equipa acabou por ser reforçada com duas intérpretes. Segundo o Pe. Nuno Maiato, a tradução em língua gestual acontece agora semanalmente na Igreja de Santa Cruz, e tem tido uma grande aceitação por parte dos paroquianos.

O objetivo passa agora por cativar mais surdos da comunidade e/ou da ilha, para este projeto, até porque só faz sentido com a participação destes.

A participação dos intérpretes acontece na Eucaristia dos domingos, pelas 11h30.

Recorde-se que no dia 15 do mês de novembro celebra-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.

O objetivo deste dia é promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas.

A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, sendo a sua receção visual. Esta linguagem possui um vocabulário especial e uma gramática própria.

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Linguagem Gestual Portuguesa. A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada também a 15 de novembro.

 

VISITE

Coleção Visitável da Matriz de Lagoa

Serviço Pastoral de Apoio a Pessoas Surdas

Escuta

LITURGIA DO DIA

PAPA FRANCISCO

NOTÍCIAS ECCLESIA

Newsletter