O que é a Sagrada Eucaristia?

A sagrada Eucaristia é o sacramento em que Jesus Cristo entrega o Seu corpo e o Seu sangue - Ele próprio - por nós, para que também nos entreguemos a Ele em amor e nos unamos a Ele na Sagrada Comunhão. Assim nos ligamos ao corpo único de Cristo, a igreja.

A Eucaristia é, depois do Batismo e da Confirmação, o terceiro sacramento da iniciação cristã da Igreja Católica. A Eucaristia é o misterioso centro de todos estes sacramentos, pois a imolação histórica de Jesus na cruz torna-se presente, de uma forma oculta e incruenta, durante a consagração do pão e do vinho. A Eucaristia é, portanto, «fonte e centro de toda a vida cristã» (Concilio Vaticano II).

Tudo Aponta para ela; aliás, não há nada maior que se possa alcançar. Quando comemos o pão partido, unimo-nos ao amor de Jesus, que no madeiro da cruz nos ofereceu o Seu corpo; quando bebemos do cálice, unimo-nos Àquele que até derramou sangue durante a Sua oferta por nós. Não inventámos este rito; foi o próprio Jesus que celebrou com os Seus discípulos a Última Ceia e antecipou a Sua morte; Ele ofereceu-se aos seus discípulos sob os sinais do pão e do vinho e exortou-os a celebrarem a Eucaristia a partir da sua morte: «Fazei isto em memória de Mim» (1Cor 11,24).

 

(*) YOUCAT, Catecismo Jovem da Igreja Católica, 2013

Celebrações

COLEÇÃO VISITÁVEL DA MATRIZ DE LAGOA

LITURGIA DO DIA

PAPA FRANCISCO

NOTÍCIAS ECCLESIA