O que é a Santa Unção?

A Unção dos enfermos concede consolação, paz, e força e une profundamente a cristo o doente que se encontra em situação precária e em sofrimento. Na verdade, o Senhor passou pelas nossas angústias e tomou sobre o Seu corpo as nossas dores.

Em alguns, a Unção dos enfermos provoca a cura corporal. Se Deus chamar alguém à Sua Casa, Ele concede-lhe, na Unção dos Enfermos, a força para todas as lutas corporais e espirituais no seu último caminho.

A Unção dos enfermos também tem como efeito o perdão dos pecados caso o doente não pôde obtê-lo pelo sacramento da Penitência.

Muitos doentes têm medo deste Sacramento e adiam-no para o fim, porque pensam tratar-se de uma espécie de "sentença de morte". O contrário é que está certo: a Unção dos Enfermos é uma espécie de "seguro de vida". Quem, como cristão, acompanha um doente deve libertá-lo deste falso temor.

A maior parte das pessoas que estão em risco tem a intuição de que nada é mais importante nesse momento que se apertarem imediata e incondicionalmente Àquele que superou a morte e é a própria Vida: Jesus, o Salvador.

 

(*) YOUCAT, Catecismo Jovem da Igreja Católica, 2013

Celebrações: V Domingo da Quaresma - Dia Diocesano do Doente

ou sempre que solicitado

COLEÇÃO VISITÁVEL DA MATRIZ DE LAGOA

LITURGIA DO DIA

PAPA FRANCISCO

NOTÍCIAS ECCLESIA