Coral Nossa Senhora da Conceição

Grupo Coral Nossa Senhora da Conceição

 

O grupo coral de Nossa Senhora da Conceição iniciou a sua atividade como coro litúrgico a 8 de dezembro de 1975, dia da sua padroeira, contando já com 42 anos de existência sob a direção de Julieta Natália de Lima Ferreira, a fundadora do grupo.

Este distingue-se dos restantes grupos musicais sobretudo pelo seu carácter formal visível no maior rigor e complexidade musical. O coro dispõe-se a entoar cânticos de elevado grau de dificuldade, em parte devido ao facto de ser chamado a colaborar nas celebrações eucarísticas de maior relevo na paróquia desde a Missa da Noite de Natal, ao Lava-pés, ao Sábado de Aleluia ou ao Te Deum.

Composto por vozes femininas e masculinas faz-se acompanhar pelo tom melódico de um órgão nas mãos de Julieta de Lima Ferreira e pelos tons graves e agudos de um violino sob o comando de Horácio Lima, seu irmão.

Apesar da existência de uma forte especialização na área musical por parte de alguns membros, a maioria não possui qualquer tipo de formação no ramo abrindo-se portanto a todos os interessados.

Grupo Coral Nossa Senhora da Conceição

Servindo-se apenas da sua experiência, da sua disponibilidade e claro, do seu talento natural para o canto assumem dar um forte contributo e embelezar por meio dos mais belos acordes musicais as variadas solenidades da Igreja Matriz de Santa Cruz de Lagoa com referência à sua participação em 2007 nas celebrações litúrgicas dos 500 anos de vivência crista da Matriz. A participação na Missa de ordenação do Padre João da Ponte, em 2009 à par das suas presenças constantes nas Festas de S. António e Nossa Senhora da Conceição no concelho.

Contudo, o coral não se encontra apenas disposto a servir a sua comunidade tendo sido chamado por inúmeras vezes a participar em eventos culturais de considerada importância com especial destaque para maio de 1991 quando o coro foi convidado a cantar na visita do Papa João Paulo II à ilha de S. Miguel, conjuntamente com outros coros. Nos anos 1993/94, a participação do coro em direto na transmissão da Missa Dominical da Rádio Difusão Portuguesa e em janeiro de 2005, que inserido no projeto da Máquina do tempo, colaborou em Ponta Delgada, na encenação da reconstituição da Visita Régia de D. Carlos.

O grupo coral de Nossa Senhora da Conceição conta com mais de três décadas de existência. E durante este tempo nunca perdeu o “toque” que assentando sobretudo no saber de Julieta de Lima Ferreira e no forte companheirismo dos seus membros tem sabido com mestria conciliar os novos ventos de mudança com o rigor e musicalidade característico deste os tempos da sua formação.

 

Grupo Coral Nossa Senhora da Conceição

 

Periodicidade: Quinzenal

Ensaio: Quinta-feira 20h30

 

COLEÇÃO VISITÁVEL DA MATRIZ DE LAGOA

LITURGIA DO DIA

PAPA FRANCISCO

NOTÍCIAS ECCLESIA