VISITE

Coleção Visitável da Matriz de Lagoa

Serviço Pastoral de Apoio a Pessoas Surdas

Escuta

Newsletter

Serviço Pastoral a Pessoas Surdas

O Serviço Pastoral a Pessoas Surdas, da Paróquia de Santa Cruz de Lagoa, surge a partir da vontade de uma paroquiana surda, a Diana Freitas, que a determinada altura do seu itinerário catequético, na adolescência, põe como condição à continuidade na catequese a presença de uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa, nas sessões de catequese.

A sua justa exigência foi acolhida pela Paróquia, e a partir de Outubro de 2012 inicia-se as catequeses especiais para pessoas surdas, com um grupo quatro surdos: a Diana e a Nélinha, de Santa Cruz; o Tiago e a Rita oriundos de outras Paróquias da Ilha de São Miguel.

Nesta primeira fase do projeto, acontecia uma vez por mês uma sessão de catequese, orientadas pelo pároco e a tradução de uma Eucaristia, pela intérprete Vânia Campanhã. Durante dois anos, este grupo preparou-se para a celebração do sacramento do crisma que aconteceu no dia 19 de Julho de 2014.

Um dos momentos mais significativos destes dois anos de catequese especial, foi a carta que enviamos ao Papa Francisco a convida-lo a vir aos Açores, por ocasião da sua vinda a Portugal em Maio de 2017. A carta de resposta de sua santidade foi recebida, pelo grupo, com grande entusiasmo e alegria.

Depois do Crisma, deixou de haver as sessões de catequese, a tradução das Eucaristias passou a ser quinzenal, e o grande objetivo foi acompanhar e integrar a Daina, no Grupo de Jovens Paroquial, do Movimento de Encontros de Jovens Shalom (MEJSh), o que continua a acontecer.

Assim sendo, sempre que o Grupo de Jovens promove ou participa em alguma atividade de formação ou de espiritualidade extraordinária, a Diana conta com a tradução de uma Interprete. No que diz respeito, às reuniões semanais do Grupo, sem a presença de uma intérprete, os jovens vão gradualmente aprendendo, com a Diana, a Língua Gestual Portuguesa e deste modo aperfeiçoando a comunicação entre surdos e ouvintes.

Em Outubro de 2017, com o regresso da Interprete Vânia Campanhã à sua terra natal, no continente Português, passam a integrar o projeto duas intérpretes de Língua Gestual Portuguesa - a Raquel Lima e a Cátia Melo – e tradução da Eucaristia passa a ser semanal, ao Domingo, às 11h30, na Igreja Matriz de Lagoa.

Para este ano pastoral, e com a ajuda dos Secretariados Diocesano e Paroquial do MEJSh, o Serviço Pastoral a Pessoas Surdas, pretende fazer uma ação de formação em Língua Gestual Portuguesa, aberta a todos os interessados, e criar conteúdos digitais de catequese para surdos, que estarão disponíveis no site e nas redes sociais da Paroquia.

Desde da primeira hora, o projeto com a benfeitoria de uma Paroquiana de Santa Cruz, que assegura as despesas inerentes a algumas atividades.

Pe. Nuno Maiato

LITURGIA DO DIA

PAPA FRANCISCO

NOTÍCIAS ECCLESIA