APRESENTAÇÃO DA EXORTAÇÃO "A ALEGRIA DO AMOR"

APRESENTAÇÃO DA EXORTAÇÃO "A ALEGRIA DO AMOR"

 

O Bispo de Angra apresenta esta quarta feira, às 20h30, no Convento dos Frades, na Lagoa, na ilha de São Miguel, a exortação pós sinodal do Papa Francisco A Alegria do Amor.

 

A iniciativa promovida pelo Serviço Diocesano da Pastoral Familiar, no âmbito das celebrações da Semana da Vida que decorre entre 15 e 18 de maio, conta com o testemunho de um casal da equipa diocesana deste serviço que fará uma leitura em casal deste texto do Papa Francisco, que sublinha a importância do amor conjugal e valoriza a família como núcleo essencial da Igreja e da sociedade.

 

Esta é a segunda apresentação que o prelado faz deste texto. A primeira decorreu em Angra, no Seminário Episcopal e reuniu mais de 200 pessoas ligadas aos movimentos da família na diocese de Angra, especialmente Cursilhos de Cristandade e Equipas de Nossa Senhora.

 

A reflexão do Papa, na sequência das duas assembleias sinodais sobre a Familia, resultantes de uma ampla auscultação à igreja local e ao laicado, foi publicada em março e é um documento,  que como o próprio diz , com “os pés assentes na terra”, que começa a partir das Sagradas Escrituras no primeiro capítulo, falando num encontro entre homem e mulher que “cura a solidão”, originando “a geração e a família”.

 

A exortação apresenta um olhar positivo sobre a família e o matrimónio, face ao individualismo que se limita a procurar “a satisfação das aspirações pessoais”.

 

Esta iniciativa da diocese de Angra repete o modelo de apresentação da Encíclica Laudato Si que também foi feita pubicamente com o Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, sacerdotes e leigos.

 

Depois de Ponta Delgada, a apresentação da Exortação será feita na Horta, ilha do Faial, no dia 1 de junho.

 

VISITE

Coleção Visitável da Matriz de Lagoa

Serviço Pastoral de Apoio a Pessoas Surdas

Escuta

LITURGIA DO DIA

PAPA FRANCISCO

NOTÍCIAS ECCLESIA

Newsletter