Núcleo da Ourivesaria

Núcleo da Ourivesaria

Face à introdução histórica da Igreja Católica, o visitante entra num espaço mais concreto da vida da igreja - a capela batismal - lugar de excelência do início de uma vida cristã, pelo Sacramento do Batismo.

Os Sacramentos são sinais visíveis de uma realidade invisível, mediante os quais os cristãos podem vivenciar, pela ação do Espírito Santo, a presença de Deus que cura, perdoa, alimenta, fortalece e capacita para amar, numa palavra, vivenciar a Graça de Deus. Por serem instituídos por Jesus Cristo, cada um dos sete Sacramentos faz-se acompanhar por uma palavra e por um gesto concreto, inspirado na revelação divina.

Na lógica dos Sacramentos, encontram-se associadas peças de grande valor material que auxiliam na administração dos mesmos.

No campo das artes decorativas, a ourivesaria ocupa uma posição de notoriedade - quase central -, quer como símbolo de fé e poder, quer ajudando na afirmação do prestígio social, chegando a haver, em muitos casos, uma certa competição, pois o Homem, desde sempre, atribuiu uma enorme importância ao ouro, à prata e às pedras preciosas.

O termo “ourivesaria”, apesar de estar vulgarmente associado, em termos mais abrangentes, a todo o tipo de metais, incluindo o ouro, a prata, o metal branco, o cobre e o latão, designa todos os objetos executados em ouro.

Na Ourivesaria Religiosa, parcela mais significativa dos tesouros das instituições religiosas, vislumbram-se vários exemplares que servem as celebrações do culto religioso. Neste âmbito, na lógica dos Sacramentos, encontram-se reunidas no Núcleo da Ourivesaria, prodigiosas alfaias litúrgicas, maioritariamente em prata, de produção nacional, usadas nas celebrações dos mesmos, constituindo um conjunto de grande importância e de admirável qualidade, abrangendo um largo leque temporal, balizado entre o século XVII e o século XX. O conjunto abrange cerca de quarenta exemplares.

 

VISITE

Coleção Visitável da Matriz de Lagoa

Serviço Pastoral de Apoio a Pessoas Surdas

Escuta

LITURGIA DO DIA

PAPA FRANCISCO

NOTÍCIAS ECCLESIA

Newsletter