Núcleo Processional

Núcleo Processional

Associadas às tradicionais coleções museológicas de natureza material, surgem, também coleções de cariz imaterial, incorporando o conjunto de práticas, representações e expressões que diretamente se relacionam com a vivência social, cultural, e religiosa da comunidade cristã. Um grande exemplo destas práticas são as festividades religiosas, sinal da dimensão e presença do sagrado na vivência quotidiana e parte integrante da memória coletiva e da identidade cultural e religiosa das comunidades.

O culto é entendido como o conjunto de ritos, cerimónias, gestos simbólicos e práticas organizadas e prescritas, manifestando a sua relação com o Divino.  

Enquanto rito religioso inserido na prática religiosa, as procissões fazem parte da religiosidade popular carregando grande simbolismo. Do latim procedere, significa “ir adiante”, consistindo num cortejo solene, acompanhado de cânticos e orações, expresso como uma vivência de fé numa cultura.

Neste âmbito, o Núcleo Processional tem como base de exposição dar a conhecer todas as alfaias ligadas ao rito das procissões inerentes à Paróquia em que se encontra inserido, desde a sua preparação, que passa pela oficina onde se encontram as lâmpadas para decoração da fachada da igreja, bem como, os andores desmontados, até à saída da procissão, passando pela montagem dos andores, preparação dos tapetes de rua, provas de vestidos de anjos, etc. 

VISITE

Coleção Visitável da Matriz de Lagoa

Serviço Pastoral de Apoio a Pessoas Surdas

Escuta

LITURGIA DO DIA

PAPA FRANCISCO

NOTÍCIAS ECCLESIA

Newsletter