O que é a Confirmação?

A confirmação é o sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal de imposição das mãos e da unção com o Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Ele é um membro legítimo e responsável da Igreja Católica.

Quando um treinador manda um jogador de futebol para o campo, põe-lhe a mão sobre o ombro e dá-lhe as últimas instruções. Assim também se pode compreender a Confirmação. É-nos posta a mão, entramos no campo da vida. Pelo Espírito Santo, sabemos o que temos a fazer; Ele motivou-nos até à ponta dos cabelos; o Seu envio ressona-nos no ouvido; sentimos a Sua ajuda; não frustraremos a Sua confiança e decidirmos o jogo por Ele; agora, é só ter vontade e escutá-l’O.

A confirmação pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Tal como no Pentecostes o Espírito Santo vem a cada batizado que pede à Igreja o dom do Espírito Santo. Ele encoraja-o e fortalece-o para uma vida de testemunho por Cristo.

 

(*) YOUCAT, Catecismo Jovem da Igreja Católica, 2013

Celebração: Anual

COLEÇÃO VISITÁVEL DA MATRIZ DE LAGOA

LITURGIA DO DIA

PAPA FRANCISCO

NOTÍCIAS ECCLESIA